Para o educador: sugestões, relatos de experimentos etc.

 

Registro fotográfico de um pequeno experimento:

Uma aula socrática (para alunos de Pedagogia).

 

Há comentários entre as fotos com uma avaliação crítica do experimento. A disciplina era Introdução à Filosofia, e havíamos passado por aulas explicando e comparando as teorias educacionais de Protágoras (o mais influente membro do Movimento Sofista na antiga Atenas), Sócrates e Platão, destacando as diferenças entre os três, com os possíveis pontos positivos e negativos de cada um.

Fazíamos a revisão dessa matéria, quando me pareceu ficar claro, pelo feedback dos alunos, que estavam entendendo bem Sócrates, mas não "visualizando", ou melhor, não captando como seria a vivência do método socrático. Me propus então a tentar na prática, tomando uma parte do segundo horário.

Para os fins propostos — terem uma melhor percepção de como seria na prática uma aula socrática —, meu esboço de socratismo parece que teve afinal muito bom resultado, embora (como deixei bem claro já de saída) eu evidentemente não tenha, nem de longe, a competência de um Sócrates nisso. Pedagogicamente, o esboço valeu. E firmou melhor a avaliação crítica que, intuitivamente, eu previa que seria cabível.

 

rodapé