Raízes do Brasil

raizes-do-brasil_mini.jpg
3

Buarque de Holanda, Sérgio / 1995

livro

Breve apresentação

 

O livro Raízes do Brasil  trata da história do início da colonização deste país, focalizando principalmente a participação da cultura portuguesa na formação do povo brasileiro. Para isto, o autor se utiliza de um método desenvolvido pelo sociólogo alemão Max Weber, que trabalha com a comparação dos fatos reais com certas ideias gerais sobre de que "tipo" esses fatos poderiam ser, verificando então de qual "tipo" aquele fato se aproxima mais.

No caso do livro Raízes do Brasil, o autor (Sérgio Buarque de Holanda) examina qual o tipo humano dos colonos portugueses que vieram para o Brasil, quais os valores característicos de pessoas desse tipo e que influências isso teve na formação da cultura brasileira.

Depois examina qual o tipo de estratégia adotada pela coroa portuguesa para ocupar o território brasileiro, e de que modo isso se combinou com aquele tipo de colono na formação dessa cultura.

E finalmente, conclui examinando o tipo humano caracteristicamente brasileiro que se formou no país, que ele chama de "tipo cordial" — conclusão que é o ponto mais famoso em toda a produção intelectual de Sérgio Buarque de Holanda.

 

 


 

rodapé