Acompanhe o andamento dos rascunhos e preparações ainda não publicados no site


Abril de 2013

Estou preparando na seção Quem de A a Z , as citações de Huizinga e de Protágoras no menu Ditos & Feitos de cada um deles. O trabalho é muito maior do que eu pensava, especialmente em relação ao historiador Huizinga (o precursor da atual Hitória do Cotidiano).

No caso do sofista Protágoras era de se imaginar, porque restaram poucos textos diretamente dele, e os que fazem referência a ele (especialmente no caso de textos de Platão) muitas vezes distorcem o seu pensamento, de modo que é preciso selecionar com muito cuidado. Além disso, a filosofia de Protágoras (e nem por um segundo sequer ouso cometer o absurdo que comete Platão ao não considerá-lo "Filósofo", com F maiúsculo) está se revelando, na medida em que a estudo, incomparavelmente mais complexa, refinada e interessante do que imaginava. De modo que não é fácil escolher as citações adequadas para transmitirem um bom esboço conjunto do seu pensamento, tentando evitar distorções e permitir uma visualisação tão completamente quanto possível do pensamento protagoriano.

No caso do historiador Huizinga, tinha por mim que suas principais obras eram O outono da Idade Média e Homo ludens, dois livros que conheço bem. E achei que seria rápido fazer o levantamento das citações para o menu Ditos & Feitos. Mas teria que dar uma olhada também no livro As sombras do amanhã: diagnóstico da enfermidade espiritual do nosso tempo.

O que aconteceu foi que levei um susto.

O livro As sombras do amanhã (que já terminei de ler e do qual já recolhi as citações, mas ainda não passei todas para o site) é de uma densidade impressionante. Há nele uma quantidade verdadeiramente imensa de passagens que não posso deixar fora dos Ditos & Feitos. Não posso deixar fora porque marcam não só o pensamento de Huizinga mas as influências dele sobre outros pensadores de grande renome e que nem sempre revelam com toda clareza o tamamnho de suas dívidas para com ele.

Então estou organizando tudo isso, e vou ter que subdividir todo esse conjunto de citações em links para páginas que se abrirão em pdf, para que a página não atinja uma extensão absurda.

 

 

Maio de 2013

As citações de Huizinga em Ditos e Feitos na Seção Quem de A a Z estão prontas. Deu um bocado de trabalho. Quanto a Protágoras, ainda falta muito.

Acabo de acrescentar também (hoje, dia 19 de Maio), na seção Tendências e Grupos, o item Autonomismo, para o qual publiquei conteúdo em Histórico, e também bibliografia.

 

Junho de 2013

 Durante o mês de Maio, a prática de periodicamente acrescentar novos materiais ao site acabou revelando a necessidade de algum espaço onde pudesse ir preparando esses materiais na forma de rascunho, antes de poder classificá-los e lançá-los na seção correta. No início, utilizei para isto a seção Notas Pessoais/Máximas & Aforismos, mas percebi o óbvio: era um erro, porque estava começando a usá-la para a publicação de material incompleto que não pode ser caracterizado nem como máxima nem como aforismo filosófico. Cheguei até mesmo a mudar o título da seção para Máximas, Aforismos etc., para tornar coerente com esse outro tipo de material. Vou manter esse novo título, para dar mais flexibilidade para a seção, mas a verdade, é que esses materiais que estava incluindo nela são de um tipo muitíssimo diferente, material provisório, que ainda não está pronto, e que uma vez pronto ficaria melhor noutro lugar.

Então, para minha própria comodidade, e porque acei interessante que os visitantes pudessem acompanhar isto, criei esta nova seção: Rascunhos Provisórios.

 

Julho de 2013

Muita coisa mudou desde o final de junho até meados de julho. Explodiram manifestações de protesto contra a corrupção e inúmeros outros abusos, e venho acompanhando no site os acontecimentos com comentários e rápidas análises. Esse tipo de situação já estava programado.

Tenho 18 artigos sobre ética na politica escritos para internet desta maneira em 2006, num momento em que vinham explodindo inúmeros escândalos envolvendo a questão do mensalão. Estavam em um site que mais tarde saiu do ar, e já estava em minhas intenções, naquela época, recolocar no futuro Projeto Quem (de minha própria lavra e com maior autonomia) aqueles velhos artigos escritos no calor da hora. Estava programado também tornar a fazer artigos do gênero, sempre que novos acontecimentos de relevo explodissem na política. Para isso havia planejado uma seção especial do site chamada Bicho Político. A ideia era (e continua sendo), passada a onda dos acontecimentos, ou mesmo durante eles, parar os comentários ocasionalmente para retomá-los em análises mais profundas e filosóficas.

Contudo logo me dei conta de que o volume de artigos seria muito grande. Destarte a seção Bicho Político se desdobrou em duas subseções: 2006 - 2º Semestre, e 2013 - Desde Junho. Na seção principal ficariam apenas as retomadas em análises mais aprofundadas (que ainda não iniciei). Nas subseções, os artigos escritos mais rapidamente, no calor da hora.

Não obstante, permanecia insatisfeito. Queria ser mais lido durante as manifestações. Então retirei essas seções da lateral direita do site, e as passei para o menu principal, no alto, colocando-as as três uma ao lado da outra, como fossem três seções de mesmo nível, e não uma principal e duas subseções. (Tudo isso é muito fácil de fazer com a estrutura de gerenciamento criada especialmente para mim pelo meu parceiro Tomé, webdesigner do site PrjetoQuem). Queria com isso ressaltar os artigos, inclusive porque as análises aprofundadas ainda não começaram. (Estamos na metade do mês de julho, as análises talvez comecem ainda antes do fim deste mês).

Então esse meu parceiro responsável pela parte técnica do site (e que por acaso é meu próprio irmão) sugeriu outra coisa: jogar esses artigos em um Blog associado ao site — coisa que na verdade já havíamos previsto antes que viria a ser útil. Isto ajudaria a manter o site com o seu perfil enciclopédico e mais denso, mais pedagógico também, e livre dos excessos de inevitável irreflexão de minha própria "militância" relativa a questões mais específicas do momento político vigente, e que precisam ser tratadas às vezes com bastante urgência. Achei excelente ideia. E começamos a implementá-la.

O Blog já tem nome: Quemdisse, e já está entrando em fase final de configuração. Já estou passando para ele uma cópia de cada artigo, antes de apagá-los do site e ativar publicamente o Blog — que trará, entre outras vantagens, a possibilidade de os visitantes postarem comentários. Está previsto também para em breve, após a inauguração do Blog, a de um Fórum, que se chamará Bocas.

No processo de configuração do Blog, me dei conta de que outras seções planejadas para o site projeto Quem, também voltadas para o comentário de ocorrências da atualidade (datadas), se ajustariam do mesmo modo melhor ali do que no próprio site. Uma delas é a seção Máximas, aforismos etc. , e formulando sua futura transferência para o Blog, acabei decidindo mudar mais uma vez o nome dessa seção. Ela agora se chama Pensamentos errantes.

Neste momento (ainda dia 15 de Julho), os artigos das seções 2006 - 2º Semestre e 2013 - Desde Junho estão sendo revisadas, com a correção de erros devidos a gramática descuidada e digitação apressada. Estão sendo revisados também do ponto de vista da clareza e precisão do que está dito neles, da expressão mais clara e completa das mesmas exatas ideias (sem qualquer alteração de seu sentido essencial), e dainformação mais clara e precisa, também, acerca de certos conceitos utilizados e certas fontes bibliográficas das quais a maioria deles foi extraída.

Concluída a revisão, o Blog deve ser ativado para o acesso público, e essas duas seções de artigos políticos (assim como a seção Pensamentos errantes e algumas outras) serão retiradas do menu, substituídas pela seção de acesso ao Blog.

Essa seção deve apresentar algumas informações introdutórias sobre a proposta e os conteúdos do Blog, além do link para acessá-lo.

Mas vou colocar também um link direto para ele na página principal do site, visto que tais informações introdutórias só interessam realmente para quem visita o Blog pela primeira vez.


rodapé