Seção Quem: artistas, filósofos e pensadores de outras áreas

Todos os textos desta página são da autoria de João R. A. Borba


Quem de A a Z

O tipo de material da seção Quem de A a Z

 

Nesta seção você vai encontrar material sobre pensadores ou artistas de diferentes áreas. Procure pelo sobrenome no menu à esquerda. 


Lembre-se sempre de que este é um site de Filosofia. Se existem também artistas e pensadores de outras áreas no menu, é apenas porque despertam algum interesse para discussões de tipo filosófico.


Entrando em alguma página do menu à esquerda, você verá, no alto e à direita do cabeçalho, um pequeno ícone. Ele representa a área de atuação geral desse artista ou pensador. Experimente parar o cursor em cima desse ícone...

 

Ao lado da foto do pesquisado, um menu mostrará os itens de pesquisa disponíveis para ele, e do outro lado da foto, há um ícone com link para indicações bibliográficas, que podem ou não estar acompanhadas de comentários meus sobre alguns dos livros.

 

Não se esqueça de que este é um site pessoal, são os meus estudos pessoais de filosofia, como professor e pesquisador, que estão sendo compartilhados com você aqui. Isso quer dizer que este Projeto Quem, por sua própria proposta, não pode dispor de um batalhão de contribuidores como uma Wikipedia ou sites de serviço público em geral. Por isso, se há atualizações mais ou menos frequentes, elas se devem unicamente à minha paixão quase obsessiva pelos estudos de filosofia, pela expressão de meus pensamentos e pela educação em geral.

Quer dizer também que as atualizações dependem de meu tempo livre e nem sempre todos os itens de pesquisa estarão disponíveis em todas as páginas. Além disso, algumas páginas podem nunca vir a ter certos itens de pesquisa disponibilizados. Isso vai depender dos caminhos percorridos pelos meus estudos, que nem sempre seguem estritamente o planejado. Visitando de tempos em tempos e acompanhando o desenvolvimento do site, você estará acompanhando, passo a passo, o meu próprio processo de desenvolvimento como estudioso de filosofia — work in process.

 

VOLTAR↑

Itens para pesquisa que podem aparecer disponibilizados
nas páginas desta seção Quem de A a Z


Tópicos de Vida e Obra - Este item é de caráter didático. São breves comentários meus resumindo algumas passagens da vida e da obra do pesquisado que se mostram especialmente interessantes ou importantes para o compreendermos melhor.

Ditos e Feitos - Este item também é de caráter didático. É uma seleção de citações extraídas das obras do pesquisado, e talvez relatos de gestos ou atitudes peculiares seus, que exprimem seu pensamento ou estilo. Essas citações não são aleatórias nem guiadas pelo "charme" como tantas vezes acontece. Dão sempre muito trabalho, porque procuro selecionar o que serve para mostrar bem o conjunto do pensamento e do estilo do pesquisado. Se você examinar com cuidado todas as citações e atitudes relatadas neste item, terá uma visão geral e panorâmica mais ou menos coerente do conteúdo filosófico de toda a produção daquela pessoa.

Pensamento - Um resumo didático do conjunto do pensamento do pesquisado, ou de suas obras e realizações, procurando mostrá-lo como um todo que se pretende coerente e apontando os limites atingidos por esse todo em sua busca de coerência ou em seu processo de desenvolvimento. Aqui também pode haver estudos e comentários meus, de caráter filosófico, sobre pontos específicos do pensamento do pesquisado.

Diálogos & Debates - Um exame filosófico e crítico das relações diretas ou indiretas que o pesquisado tem com outros pensadores (ou artistas) ou com tendências e grupos — sempre com atenção especial para as relações com o campo da filosofia, que é o centro de atenção deste site.

Relação com a Vida - Um exame do modo como o pensamento ou estilo do pesquisado pode afetar a vida diária de quem não apenas o estuda, mas se orienta por ele no seu dia a dia, conscientemente ou não (e vive-versa, porque o modo como um pensamento é vivenciado pelas pessoas tende também a alterar o sentido desse pensamento) — esse exame se orienta com base em meus estudos pessoais sobre as interações entre a teoria e a prática, entre o pensamento e a ação.

Posição Pessoal - Um exame crítico do conjunto das obras e realizações do pesquisado a partir dos meus posicionamentos filosóficos pessoais.

Meus Rascunhos - O que o próprio nome indica: ideias rascunhadas, esquemas de estudo, esboços de pensamento e manifestações emocionais pessoais em relação ao conjunto das obras e realizações do pesquisado. (Para evitar o infeliz risco de plágios, até mesmo os rascunhos acrescentados aqui vão ser periodicamente recolhidos e registrado para fins de direitos autorais, como todo o resto do material de minha autoria no site).

Contribuições à Seção - Material de caráter filosófico ou não sobre o pesquisado ou com referência a ele, produzido por outras pessoas como contribuições para o site. Este item não está aberto a qualquer contribuição: trará apenas material selecionado e em geral publicado a convite do próprio site. Cada material será sempre acompanhado de texto meu previamente apresentado para o autor da contribuição, com um exame crítico-filosófico de seu material ou uma análise estabelecendo relações com temas filosóficos.

 

Dito isto, agradeço sua companhia nesta nossa viajem de aprendizado pela vida afora... e vamos à bordo, que já suspendemos a âncora...!

 

VOLTAR  ↑

 


 

rodapé