Protágoras

Protágoras

(Protágoras)

Protágoras de Abdera

(485-480? aC - 415-410? aC)

 

Comentário à bibliografia de protágoras

 

O livro Dissoi Logoi: Textos relativistas (em espanhol, e até o momento infelizmente sem tradução para o português) é atualmente (pelo menos segundo meu conhecimento, até 2016) um dos melhores senão o melhor material de pesquisa sobre o Protágoras.

José Solana Dueso, que editou, traduziu, e organizou o material — além de comentá-lo em uma longa, densa, cuidadosa e excelente introdução — combinou neste pequeno volume (214 páginas):

1- Uma muito bem feita recompilação e organização de fragmentos de texto de Protágoras de Abdera, ampliando dois dos trabalhos disponíveis mundialmente mais reconhecidos neste sentido, os de Dielz-Kranz e Untersteiner.

2 - Uma nova tradução de uma obra sofística anônima, os Dissoi Logoi, que Dueso defende (com muita base informativa e solidíssimos argumentos) ser provavelmente da autoria do próprio Protágoras — e não apenas de um seguidor desconhecido da filosofia protagoriana.

Na verdade Dueso não afirma isso explicitamente com todas as letras, porque é uma posição polêmica em vista do que se costuma dizer a respeito dessa obra a princípio anônima... mas seus argumentos acabam conduzindo fatalmente e facilmente a pensarmos nisso. Mais ainda: os argumentos de Dueso — extremamente cuidadosos e muito bem fundamentados no estudo de fontes sempre citadas com cuidado e precisão, indicam que a obra seria um exercício de confrontação entre os pensamentos de Protágoras e os de Sócrates, ali tratados com um pouco menos de elaboração que os do sofista, e combinados com alguma influência pitagórica.

O texto parece ter sido um registro de uma disputa pública entre dois pensadores, um de linha protagoriana outro de linha pitagórico-socrática (à maneira talvez de um jovem Platão já interessado no pitagorismo mas ainda sem contato profundo com essa filosofia), mas um registro retomado depois por Protágoras ou por um excelente mas desconhecido seguidor, que teria usado esse registro para refletir e acrescentar conclusões, tomando suas próprias posições. Entretanto, um excelente seguidor de Protágoras nesta época dificilmente seria um desconhecido...

É preciso ter em mente que, até esta nossa primeira quinzena de anos do século XXI, a autoria de Protágoras para os Dissoi Logoi não está entre as informações firmadas como seguras na comunidade filosófica mundial, que tem mantido a avaliação de se tratar de um texto de autoria desconhecida (ainda que provavelmente de um protagórico). Julgo sinceramente que uma melhor divulgação desta preciosa pesquisa de Dueso em diferentes línguas pode vir ainda a alterar essa avaliação.

José Solana Dueso é um pesquisador consistente e reconhecido, professor de História da Filosofia da Universidade de Zaragoza e membro da Sociedade Internacional de Platonistas, autor também da priimeira monografia e recompilação de testemunhos e textos de Aspásia de Mileto (a tão brilhante quanto pouco reconhecida parceira de Péricles, o mais famoso estratego da democracia direta ateniense).

Portanto, a colocação dela também na bibliografia de Protágoras, e não apenas na bibliografia sobre Protágoras (como fiz com outras compilações), indica claramente que José Solana Dueso, até que encontre prova suficiente do contrário, convenceu-me de sua tese (de que os Dissoi Logoi são de Protágoras, ou provavelmente dele, ou no mínimo expressão de um forte pensador protagoriano, ainda que estranhamente desconhecido).

É uma tese indiscutivelmente bem estruturada e argumentada do ponto de vista acadêmico. Sua introdução tem a virtude rara de conseguir distinguir inclusive, com clara e firme demarcação (e com um bom-senso e uma isenção bastante incomuns neste campo de estudo), o provável Protágoras original das deturpações de sua imagem por parte de Platão e de muitos platonistas atuais.

Vale observar, finalmente, que esse volume não traz apenas os Dissoi Logoi e os excelentes comentários e análises de Dueso, mas também uma bem pensada recompilação das menções e citações que outros autores já fizeram a Protágoras, talvez a mais completa realizada até o momento. E que mesmo recusando a tese de Dueso  (ou que estou atribuindo a ele), e considerando ao invés disso os Dissoi Logoi como de autoria desconhecida, é preciso reconhecer que se trata de um texto ainda assim tão próximo do que tudo indica ser o pensamento de Protágoras, que não deixa de ser extremamente útil nas investigações especulativas em busca do protagorismo original.

João Borba, Fevereiro de 2014.

 

Bibliografia de Protágoras

 

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