Sobre o Projeto Quem

 

Por que o site não trabalha só com filósofos?

Ao contrário do que se observa nas ciências, uma filosofia não precisa se limitar a um objeto de estudo específico. A pesquisa filosófica não pode ser considerada uma "especialidade". Inclusive, quando uma teoria filosófica insiste em se especializar no exame de um único objeto de estudo, ela tende a se afastar da filosofia e se transoformar em uma nova ciência. Muitas ciências nasceram precisamente assim, a partir da filosofia.

Em filosofia, portanto, cada teoria costuma transitar pelas mais diferentes áreas, oferecendo uma mesma e única abordagem coerente pela qual se pode examinar os objetos de estudo de todas elas, por mais diferentes que sejam. Há filósofos, então, que com uma mesma teoria (que procura ser inteiramente coerente) explicam objetos de estudo da matemática, da psicologia, da política, da arte...

Este site procura valorizar esse aspecto de certo modo interdisciplinar das atividades do filósofo.

 

Como o material do site vai sendo acrescentado e distribuído dentro dele?

 

Podemos dizer que os materiais do site vão sendo acrescentados "verticalmente" — aumentando  e aprofundando o conteúdo disponível sobre cada pensador, texto , assunto etc. — e "horizontalmente", aumentando a variedade dos conteúdos disponíveis (com o acréscimo de mais pensadores, textos, assuntos etc) no conjunto do site.

Mas além disso, pode ocorrer o acréscimo de alguma nova Seção. A ideia é que as seções do site tenham um número fixo. São as seções que estão no menu superior e no menu lateral direito. Mas o site foi inaugurado sem que as seções do menu à direita estivessem todas disponibilizadas, portanto com esse menu ainda bastante incompleto. Isso quer dizer que em alguma de suas visitas ao site você ainda poderá ver novas seções aparecerem nesse menu lateral à direita (e esta informação será corrigida aqui quando esse menu da direita já estiver disponível por completo ou quase por completo).

Os acréscimos "horizontais" no site acontecem com o aumento de itens no menu lateral esquerdo, dentro de cada Seção do menu superior. Isso quer dizer que, entrando em qualquer Seção do menu superior, o que você vê à esquerda dentro dessa Seção é justamente um menu com a variedade dos conteúdos disponíveis, e pode entrar na página de cada um desses conteúdos.

O site foi inaugurado, por exemplo, com 8 conteúdos iniciais na Seção Quem de A a Z : Artaud, Bakunin, Castoriadis, Flusser, Holanda, La Boètie, Maquiavel e Stirner. Depois novos conteúdos foram sendo acrescentados... (crescimento horizontal do site). O mesmo vale para as demais seções do menu superior. A variedade de conteúdos (no menu à esquerda) em cada uma delas vai crescendo. Essa variedade de conteúdos vai sempre aumentar lenta mas continuamente em cada Seção do menu superior.

Por outro lado, no caso das seções do menu lateral direito, o que você vai encontrar à esquerda dentro de cada uma delas é apenas um menu com links internos para conteúdos já disponíveis no site.

Os acréscimos que chamo de "verticais", aqueles que aumentam ou aprofundam cada conteúdo do site, acontecem de duas maneiras: ou pelo acréscimo de uma nova camada de informações sobre aquele conteúdo, ou pelo acréscimo de mais texto (ou correção dos textos) sobre o mesmo conteúdo em cada camada dele.

Entrando em um conteúdo (clicando em um item do menu lateral esquerdo de alguma Seção), você vai encontrar uma página com um cabeçalho que traz algumas informações iniciais. O cabeçalho tem uma imagem central, e à esquerda dela, um pequeno menu vertical. Nesse pequeno menu vertical no cabeçalho de cada página, cada item é uma "camada" (ou página) de informações já disponível sobre o conteúdo em que você entrou.

O número de camadas é fixo para cada conteúdo, mas quando um novo conteúdo é acrescentado ao site, normalmente há apenas uma ou duas camadas (páginas) iniciais de informações disponibilizadas sobre ele. Com o tempo, novas camadas de informação podem aparecer disponibilizadas nesse pequeno menu vertical ao lado da imagem do cabeçalho, até que todas as camadas estejam disponíveis... o aparecimento de novas camadas representa o que chamo de um acréscimo "vertical" de informações, porque acrescenta uma nova camada de informações sobre o mesmo conteúdo.

Além disso, mais textos podem ir sendo ser acrescentados em cada página, aumentanto o conteúdo dentro de cada camada dele — o que considero também como crescimento "vertical" do site.

As novidades no site, portanto, podem aparecer em pontos variados dele, como acréscimos "horizontais" (novos conteúdos) ou "verticais" (novas camadas/páginas, ou acréscimos de texto em cada camada/página).

 

rodapé