Seção Textos e Obras

Todos os textos desta página são da autoria de João R. A. Borba

 

Textos e obras

Nesta seção você vai encontrar material sobre textos e obras de artistas e pensadores das mais variadas áreas. E também, de vez em quando, sobre outras realizações deles em um sentido mais geral. Inclusive aquelas que talvez não possam ser classificadas exatamente nem como "textos" nem como "obras" — como no caso de certas realizações contemporâneas um tanto diferentes que aparecem no campo das artes.

Lembre-se sempre de que este é um site de Filosofia, de modo que os textos, obras e realizações em geral que encontrar comentados aqui só estarão presentes no site pelo interesse que despertam para discussões de tipo filosófico.

 

Os textos comentados, analisados, resumidos, estudados etc. estão no menu à esquerda. Procure pelo título, mas ignore os inícios em  "O", "A", "Os", "As", "Um", "Uns", "Uma" "Umas", "Do", "Dos", "Da" e "Das", procure pela primeira palavra depois disso. Por exemplo, Se o título for "Da Justiça na Revolução e na Igeja" (livro escrito por Pierre-Joseph Proudhon), não procure na letra "D" (de "Da...") mas na letra "J" (de "Justiça").

Entrando na página, no cabeçalho, ao lado da foto do texto ou da obra, um menu mostrará os itens de pesquisa disponíveis para pesquisa sobre aquele texto ou obra, e do outro lado da foto, há um ícone com link para indicações bibliográficas, indicando outros textos e livros que falam sobre este que você está pesquisando. Essas indicações bibliográficas podem ou não estar acompanhadas de comentários meus sobre algumas delas.


 

Itens para pesquisa que podem aparecer disponibilizados
nas páginas desta seção Textos e Obras

 

Resumo simples - Exatamente isso: um simples resumo do texto ou obra em exame.

Interpretações - Exame das diferentes leituras e interpretações que esse texto ou obra costuma receber. Este item pode envolver também um exame histórico dos caminhos que foram sendo percorridos pela obra na interpretação do público e dos criticos, das mudanças pelas quais foi passando a interpretação desse texto ou obra ao longo do tempo, ou de um contexto para outro.

Resenha crítica - Resumo mais cuidadoso e detalhado, acompanhado passo a passo de meus comentários e avaliações críticas acerca do texto ou da obra em exame. Normalmente, uma resenha crítica é um texto curto, de poucas páginas, para que os leitores possam obter nele uma pequena primeira noção geral de uma obra que pretendem ler.

(Neste site, pode ocorrer de algumas resenhas críticas serem mais extensas que o normal. Por isso a preocupação de disponibilizar também, sobre cada texto ou obra, o item Resumo simples, já mencionado acima.)

Diálogos e Debates - Material sobre as interações e relações (diretas ou indiretas) que esse texto ou obra estabelece com diferentes pensadores ou artistas, tendências ou grupos, e com outras obras.

Relações com a vidaUm exame do modo como esse texto (ou obra) pode afetar a vida diária de quem não apenas o estuda, mas o toma como referência para se orientar no seu dia a dia, conscientemente ou não (e vive-versa, porque o modo como um pensamento é vivenciado pelas pessoas tende também a alterar o sentido em que os textos e obras são compreendidos e interpretados) — esse exame se orienta com base em meus estudos pessoais sobre as interações entre a teoria e a prática, entre o pensamento e a ação.

Posição pessoal - Meu exame crítico do texto ou obra em questão, a partir dos meus posicionamentos filosóficos pessoais.

Fragmentos de Leitura - Rascunhos de meus estudos sobre esse texto ou obra. Estudos apenas iniciados e incompletos, planos e esquemas para futuros estudos... enfim, ideias rascunhadas, esboços de pensamento e manifestações emocionais pessoais em relação ao texto (ou obra).

(Para evitar o infeliz risco de plágios, até mesmo os rascunhos acrescentados aqui vão ser periodicamente recolhidos e registrado para fins de direitos autorais, como todo o resto do material de minha autoria no site).

Contribuições à Seção - Material de caráter filosófico ou não sobre (ou com referências a) esse texto ou obra, produzido por outras pessoas como contribuições para o site. Este item não está aberto a qualquer contribuição: trará apenas material selecionado e em geral publicado a convite do próprio site. Cada material será sempre acompanhado de texto meu previamente apresentado para o autor da contribuição, com um exame crítico-filosófico de seu material ou uma análise estabelecendo relações com temas filosóficos.

 


 

rodapé