Relativismo e ceticismo na dialética serial de Proudhon

relativismo-e-ceticismo-na-dialetica-serial-de-proudhon_mini.jpg
4

Borba, João R. de A. / 2008

tese de doutoramento

Trata-se de minha própria tese de doutorado, sobre o método de Pierre-Joseph Proudhon, de modo que minhas posições pessoais em relação ao assunto deste texto são as do próprio texto. Mas posso acrescentar as críticas pessoais que faria à minha própria tese.

Elas se concentram sobretudo em uma só: faço um levantamento dos debates filosóficos em que Proudhon estava inserido na França de sua época, e tudo ok, faço um resumo (e uma série de esclarecimentos) dos dois primeiros capítulos do livro estudado (Da criação da ordem na humanidade ou Princpípios de organização política, publicado por Proudhon em 1843), e examino o método que Proudhon formula no terceiro capítulo. Depois examino o confronto entre a teoria proudhoniana e seus principais críticos, e por último, demonstro minhas próprias teses a respeito deste método.

Estaria tudo bem, se não fosse o seguinte: um dos momentos mais importantes, aquele em que descrevo a teoria metodológica do próprio Proudhon (no 3ª capítulo), está com as informações (densíssimas e bem pouco conhecidas não só do público em geral, mas da própria comunidade filosófica mundial nos tempos atuais) lançadas diretamente sem citações ou referência aos textos do próprio Proudhon, de modo que forço o leitor a confiar no que estou dizendo, quando não é nada de banal e digno de confiança fácil (a obra de Proudhon que estudei não é nem de longe uma obra de leitura e entendimento fáceis).

Mas enfim, deixemos as críticas para os leitores, que certamente encontrarão muito mais problemas a serem corrigidos do que este.

Segue link para o texto na íntegra.


 

A tese integral (em 544 páginas) pode ser acessada livremente em PDF no link abaixo:

Relativismo e ceticismo na dialética serial de Proudhon

Doutorado em Filosofia de João Ribeiro de Almeida Borba
Tese defendida em 2008 na PUC-SP (São Paulo)

Sob a orientação do Prof. Doutor Antonio José Romera Valverde
(disponível na Biblioteca da instituição)

 

A tese é de domínio público, e pode ser acessada (e baixada) também em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=119748

 

rodapé