Seção Tendências e Grupos: da Filosofia, das Artes e de outras áreas

Todos os textos desta página são da autoria de João R. A. Borba

 

Tendências

Nesta seção você vai encontrar material sobre diferentes tendências em que se dividem os artistas e pensadores (da filosofia e de outras áreas de atuação).

Dizemos que seguem a mesma tendência quando seguem os mesmos posicionamentos, o mesmo estilo, o mesmo método etc... mesmo que não trabalhem juntos em suas realizações. Mas você também vai encontrar aqui material sobre grupos formados por pensadores ou artistas que não se limitam a seguir a mesma linha de trabalho em suas realizações, mas trabalham realmente juntos ou pelo menos em constante comunicação uns com os outros.

Esses grupos geralmente adotam um nome oficial e muitas vezes chegam a publicar manifestos em que defendem suas ideias e posicionamentos.

No caso dos pensadores, não se trata somente de grupos e tendências que existem na filosofia. Você poderá encontrar também os que existem em outras áreas de atuação, por exemplo nas diferentes ciências humanas (na psicologia, na sociologia etc.).

Por isso mesmo nunca é demais lembrar: apesar dessa postura um tanto interdisciplinar adotada aqui, este continua sendo um site de Filosofia. Apenas procuro encarar a filosofia de uma maneira menos restrita, a partir daquilo que ela apresenta de mais amplo e de mais aberto ao diálogo com outras áreas.

Portanto, se são apresentados também posicionamentos que aparecem em outras áreas de atuação, que parecem ser ou são mesmo completamente diferentes da filosofia, é porque a filosofia tem, ela própria, uma faceta interdisciplinar. É que a filosofia realmente se infiltra e se insinua em todas as áreas com suas reflexões e questionamentos. Este site procura justamente ressaltar e valorizar, entre outras coisas, essa face um tanto interdisciplinar que é tão característica da atividade filosófica.

VOLTAR

 

Itens para pesquisa que podem aparecer disponibilizados
nas páginas desta seção Tendências & Gupos

 

Temas e posições - Material sobre os principais temas que costumam ser tratados pela Tendência ou Grupo em seus estudos e realizações, e os posicionamentos que seus membros costumam em relação a esses temas.

Histórico - Material sobre o processo de desenvolvimento dessa Tendência ou Grupo ao longo do tempo, e sobre o contexto histórico em que se inseria, ou os contextos históricos que atravessou nesse processo de desenvolvimento (procurando mostrar, é claro, as interações entre a Tendência ou Grupo examinado e todo esse contexto).

Diálogos e debates - Material sobre as interações e relações (diretas ou indiretas) entre essa Tendência ou Grupo e outras tendências ou grupos, de outras épocas ou do mesmo contexto histórico. Exame de suas proximidades e divergências, seus conflitos e associações, suas influências mútuas, comparações destacando o diferencial dessa Tendência ou Grupo em relação a outros etc.

Debatedores - Exame mais detalhado dos pensadores e/ou artistas que podem ser considerados membros dessa Tendência ou Grupo. Suas interações pessoais com o conjunto de sua tendência ou de seu grupo, e com outras tendências e grupos; suas realizações individuais no seio dessa tendência ou grupo, as peculiaridades de seu estilo... seus diferenciais particulares dentro do grupo.

Relações com a vida - Um exame do modo como o pensamento ou estilo dessa Tendência ou desse Grupo pode afetar a vida diária de quem não apenas o estuda, mas o toma como referência para se orientar no seu dia a dia, conscientemente ou não (e vive-versa, porque o modo como um pensamento é vivenciado pelas pessoas tende também a alterar o sentido desse pensamento ou estilo) — esse exame se orienta com base em meus estudos pessoais sobre as interações entre a teoria e a prática, entre o pensamento e a ação.

Posição pessoal - Um exame crítico do conjunto das obras e realizações dessa Tendência ou Grupo, e de seu estilo, a partir dos meus posicionamentos filosóficos pessoais.

Fragmentos de leitura - Rascunhos de meus estudos sobre esse Grupo ou tendência. Estudos apenas iniciados e incompletos, planos e esquemas para futuros estudos... enfim, ideias rascunhadas, esboços de pensamento e manifestações emocionais pessoais em relação ao conjunto das obras e realizações do pesquisado. (Para evitar o infeliz risco de plágios, até mesmo os rascunhos acrescentados aqui vão ser periodicamente recolhidos e registrado para fins de direitos autorais, como todo o resto do material de minha autoria no site).

Contribuições à Seção - Material de caráter filosófico ou não sobre (ou com referências a) essa Tendência ou Grupo, produzido por outras pessoas como contribuições para o site. Este item não está aberto a qualquer contribuição: trará apenas material selecionado e em geral publicado a convite do próprio site. Cada material será sempre acompanhado de texto meu previamente apresentado para o autor da contribuição, com um exame crítico-filosófico de seu material ou uma análise estabelecendo relações com temas filosóficos.

VOLTAR

rodapé