• Que comentários dos visitantes serão publicados no Blog?

    Serão publicados comentários que sirvam como complementos informativos ou críticos e corretivos aos artigos, úteis para outros visitantes. Ou então aqueles que, elogiosamente ou não, focalizem algum ponto específico do artigo comentado.
    E é claro, perguntas e dúvidas também! Vou procurar responder.

    Para contribuir comentando algum texto ou deixar alguma pergunta, clique em "Deixe um comentário" (lado direito, na faixa abaixo do título do artigo). Procure evitar coisas que fujam a estas orientações acima, ok?

    Grato pela compreensão.
    João Borba.

O Blog Quemdisse e o site ProjetoQuem

Para mais informações sobre o Blog Quendisse e sua integração ao site ProjetoQuem, navegue nas pelas abas numeradas. 1. O título do blog 2. A “euciclopédia” do blog Quemdisse 3. Uma euciclopédia não é uma wikipédia 4. Como surgiu o Blog Quemdisse 5. Mas e a vida de carne e… Leia mais…

Alterações do eixo de definição de esquerda e direita nas democracias

O que é “esquerda” hoje? O que é “direita” hoje? Pessoalmente, não considero o PT exatamente um partido de “esquerda”… mas reconheço que nisto sou exceção, porque a maioria acha que sim. O que é interessante notar, é que o PSDB já foi considerado “esquerda” moderada, antes de passar a… Leia mais…

Alguns posicionamentos tangenciando Hobbes e as redes sociais

  A natureza humana e a guerra: a questão do prazer, do desejo e do ódio Não acredito que exista uma “verdadeira natureza humana” que nos seja acessível, nem aliás uma “verdadeira natureza” do que quer que seja para além das aparências em sua multiplicidade, fluidez e conflituosidade. Quanto a… Leia mais…

Sobre a imaturidade popular e institucional brasileira

sumário Nosso bebêO mundo: vida social e existência culturalInstituições, sistemas econômicos & outros meios de formaçãoEntre a decisão dos agentes políticos históricos e a repetição sistêmico-funcional Nosso bebê Sempre quis ter um filho, mas acho que já passei da idade. É uma de minhas frustrações. Mas não sou egoísta, topo… Leia mais…

Depois de um bom tempo calado…

Posicionamentos em torno da questão do possível impeachement de Dilma sumário1.Propaganda de um modelo preconceituoso de comportamento para a mulher,  por parte da revista Veja2.Avaliação da falha estratégica do PT3.Traços esboçados de tomada de rumo para uma teoria política4.Revisão final de postura após troca de argumentos e críticas no campo… Leia mais…

Planos relativos ao estudo e divulgação de Protágoras

Pretendo ainda desenvolver em minha enciclopédia (ou “euciclopédia”) ProjetoQuem um pouco mais o tópico “Ditos e Feitos” do item “Protágoras” — na seção Quem de A a Z.  E mais adiante, pretendo também fazer um exame cuidadoso da questão do modo como Protágoras cobrava para dar aulas de retórica. É… Leia mais…

  • O Blog Quemdisse foi projetado para integrar-se ao site ProjetoQuem e a um conjunto de outras atividades minhas (João Borba) na net. Esse conjunto de atividades online tem o mesmo título geral “Projeto Quem” — e conta com o aconselhamento técnico do web designer, programador e SEO Tomé Borba, ao qual agradeço sobretudo a paciência com minhas excentricidades e teimosias.