Tópicos de vida e obra de Bertold Brecht

Pesquisa & Texto da autoria de João Ribeiro de A. Borba

Revisão em Janeiro de 2021

 

sumário


 

Brecht: um teatro crítico,
buscando a razão num espaço vazio entre as paixões

 

Quem foi Brecht?

Brecht foi um grande teatrólogo (teórico das artes teatrais) e autor de peças de teatro. Segundo Brecht o teatro e as artes em geral poderiam ser utilizados como instrumentos de conscientização das pessoas, educando-as para terem uma visão mais racional das coisas e não se deixarem iludir nem cair na ideologia burguesa e na alienação. 

 

De que modo funcionaria a educação conscientizadora
através do teatro proposta por Brecht?

Segundo Brecht as peças teatrais costumam provocar o envolvimento emocional do público, quando ao invés disso deveriam provocá-lo a ter senso crítico e refletir sobre o que está acontecendo ali na cena. Não é exatamente uma questão do conteúdo do que sendo apresentado ali, mas sim do modo como aquilo está sendo apresentado. Brecht diz que é importante provocar o distanciamento crítico, e procura nos explicar como fazer isso em teatro.

Segundo ele seria preciso jogar os sentimentos do público uns contra os outros para criar um impacto que provocasse um vazio emocional, porque nesse vazio, nesse momento em que o público não sente nada, o senso crítico tem espaço para se manifestar.

Então por exemplo um personagem pode estar chorando e sofrendo muito numa peça de teatro, e ele vai envolvendo o público nessas emoções, levando o público a sentir essa sua tristeza, mas de repente, sem aviso, o ator se vira para o público e começa a rir fazendo piada da tristeza do personagem, e diz alguma coisa como: “Que ridículo esse personagem chorando assim, vocês não acham?”…e logo em seguida o ator volta “para dentro” do personagem e começa a chorar novamente.

sumário↑

 

Qual o resultado que o teatro brechtiano espera obter junto ao público?

A ideia de Brecht é a de que desse modo o público vai aprendendo como enxergar as ilusões da ideologia burguesa criticamente pelo lado de fora, o que em certos casos se torna um aprendizado mais forte ainda se por acaso o conteúdo da peça também contribuir para essa conscientização. O mais importante de qualquer modo é o método do choque entre emoções do público para criar um vazio e dar espaço para a razão, para o senso crítico e para uma visão mais lúcida e completa do conjunto do que está acontecendo ali na frente.

Embora esse método de conscientização tenha sido pensado por Brecht para as artes, e mais especificamente para o teatro (e o cinema), ele pode ser estendido e adaptado na prática para seu uso em estratégias mais amplas de conscientização política, estratégias para provocar publicamente o mesmo tipo de impacto nas pessoas, em escala massiva.

sumário↑

 

rodapé